terça-feira, 24 de dezembro de 2013

As Margem do Ribeirão Vermelho Com J. Leitão nº4

                            O FALSO CONFESSOR



OBS: Não sei se esta história é verdadeira, mas se realmente aconteceu, deve ter sido muito engraçada, e vou contá-la , do mesmo jeito que me contaram.
Chegou um circo na cidade e foi um alvoroço, a criançada na esperança de ganhar um ingresso, abordava cada componente da trupe.
Dentre todos os artistas, o jovem acrobata foi o mais bajulado, e logo os meninos o convidaram para ir ao catecismo e a igreja, mas o jovem respondia: “ Ir lá fazer o que, se eu nem sei rezar?”.
“Mas isto é fácil”, responderam em coro os meninos, “ nós ensinamos, e além disso, tem a Lazarina, a Ditinha do Zé Caetano e o João Lino que dão aulas de catecismo, que irão ensinar você”.
Como o rapaz simpatizou com a boa vontade dos meninos, resolveu aprender a rezar ali mesmo  com eles.
Após meia hora de treinamento , ele já havia aprendido o Pai Nosso e a Ave Maria e então falou: “ Por hoje chega, agora vamos buscar o pão”.
__”Que pão?” perguntaram os meninos.
__Ué, vocês não ensinaram que o pai dá um pão todos os dias.
__Não, aquilo é só o jeito de rezar, seu tonto.
__”Bem, então não valeu nada eu aprender a rezar? Disse o rapaz.
__Valeu sim, agora vamos levar você para confessar.
__Confessar? O que é isso ? Eu nunca ouvi falar disso!
__Confessar é você contar os seus pecados ao padre e ele perdôa você.
__”Mas eu não sei o que é pecado” falou o moço.
__”Não importa”, responderam os meninos, o padre ensina você.
__Ah, não vai dar certo, eu não estou gostando nada disso”.
__”Não seja teimoso” insistiram os meninos:” nos levamos você na igreja”
Chegando à Igreja, encontraram o João Lino, sentado em um banco, rezando o rosário; Após os meninos perguntarem pelo padre, ele informou que o padre tinha ido a Itaporanga, visitar a Abadia e que só voltaria no dia seguinte.
Quando o rapaz se dispunha a ir embora, os meninos o impediram e disseram:
__Nada disso, aproveite agora, o seu João Lino ensina você a confessar, e quando o padre estiver aqui, você já sabe como fazer.
“Bem”, concordou o moço, “ vamos ver como termina tudo isso, espero que de certo”.
O João Lino, católico fervoroso, chamou então o jovem, levou-o até o confessionário e disse : “ Olha , você ajoelha aqui e eu vou entrar ali dentro como se eu fosse o padre, e vamos fazer de conta que fazemos a confissão, eu pergunto e você responde”.
Após se instalarem nos devidos lugares, começou o diálogo, que deve ter sido mais ou menos assim.
__”Filho, conte seus pecados”, falou o falso padre.
__Não sei, eu nem sei o que é pecado, eu nunca entrei em uma igreja, hoje que estes meninos lambetas me trouxeram aqui.
__Isso não importa, vou te ajudar, o que você faz na vida?
__” Trabalho no circo”, respondeu o moço.
__E o que você faz no circo?
__Eu sou trapezista, trabalho no trapézio.
__Bem, apesar de você correr o risco de se machucar, eu acho que não é pecado, e o que mais você faz?
__Eu conto piadas, também sou palhaço.
Enquanto os dois ensaiavam a confissão, chegaram á igreja, a Rosa Costa, a Maria Felipe e a Ana Loca, que vendo o jovem no confessionário pensaram que era o padre que estava no confessionário, e resolveram aproveitar para também fazerem a confissão.
Enquanto isso, no confessionário o diálogo continuava.
__”O que mais você faz lá?” perguntou o João.
__” Eu planto bananeira” falou o moço.
__Plantar bananeira? O que é isso?
É fácil: eu ponho as mãos no chão, ergo os pés pra cima, e ando com as mãos no chão.
__”È , isso eu nunca vi”, falou o João Lino: “Nem sei se o padre vai achar se é pecado, você é capaz de fazer isso aí para eu ver?”
“È pra já” respondeu o moço, “ com sua licença”.
E logo em seguida, o rapaz pôs as mãos no chão e saiu andando com os pés para o alto.
Enquanto isso, as três senhoras, que estavam esperando a vez de confessar, e sem saber que tudo não passava de uma farsa, olharam atônitas e uma falou para as outras: “Comadre, vamos simbora, óia a pinitencia qui o padre tá dano, i eu num to privinida”. E lá se foram ás pressas as três comadres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário